Webem respeito à religião de patrícia, uma adolescente de 14 anos com leucemia que é testemunha de jeová , não foi feita transfusão de sangue. Num procedimento desse tipo o risco de não receber sangue é enorme. A medula é justamente o órgão que produz os componentes mais importantes do sangue, como glóbulos. Assim sendo, o adepto da citada religião não deve receber em seu corpo o sangue de outras pessoas, podendo se valer de diferentes tipos de tratamentos médicos ou aplicação de produtos, desde que não sejam derivados de sangue. Um dos preceitos seguidos pelos testemunhas de jeová em sua religião é o de que introduzir sangue no corpo pela boca ou pelas veias viola as leis de deus, pois, segundo eles, o procedimento contraria o que está previsto nas passagens bíblicas. Tal crença impede que essas pessoas recebam transfusões de sangue até mesmo nos. Webo plenário do supremo tribunal federal ( stf) vai julgar se testemunhas de jeová têm direito a se recusar a receber transfusão de sangue na rede pública de saúde. Weba justiça paulista autorizou o hospital unimed de piracicaba a realizar uma transfusão de sangue em uma paciente que se recusava a receber o tratamento por convicções religiosas. a professora j. Webas testemunhas de jeová acreditam que, no dia do juízo final, somente os eleitos vão para o paraíso. Para isso, os fiéis têm de se comportarem de acordo com uma lista de proibições e orientações.
Seguem 14 determinações de comportamento: 2 — receber sangue ou componentes como. A liberdade de crença apenas garante a manifestação da religião em todas as suas formas se não ofendidos outros valores. Foi criada a lenda de que esta resolução é “lei” e que esta “lei” determina o dever de transfundir em caso de risco de morte do paciente. Testemunhas de jeová acreditam que transfusão. Webpara os que pensam em como as testemunhas de jeová imprimem toda sua literatura e eles organizam o trabalho, a resposta simples é “contribuições voluntárias”. As testemunhas não praticam o dízimo e não coletam em reuniões ou em seus lugares de culto. Eles são financiados pelas doações dadas pelos membros se,. Weba resolução cfm nº 1. 021 de 1908, trazia uma decisão engessada sobre o tema: Em caso de haver recusa em permitir a transfusão de sangue, o médico, obedecendo a seu código de ética médica, deverá observar a seguinte conduta:
For more information, click the button below.
-
Dois ministros do superior tribunal de justiça (stj) concederam um habeas corpus no qual dizem que não é homicídio quando pais seguidores da religião testemunhas de jeová impedem médicos de fazerem transfusão de sangue em seu filho. Os médicos deveriam ter feito a transfusão independentemente da vontade dos. Webcomo não há lei obrigando o médico a fazer a transfusão de sangue no paciente, todos aqueles que sejam adeptos da religião testemunhas de jeová, e que se encontrarem nesta situação. Testemunha de jeová não pode receber transfusão de sangue forçada. Um dos preceitos seguidos pelos testemunhas de jeová em sua religião é o de que introduzir sangue no corpo pela boca ou pelas veias viola as leis de deus, pois, segundo eles, o procedimento contraria o que está previsto nas passagens.
Webos seguidores da religião testemunha de jeová não podem receber transfusão de sangue em qualquer procedimento médico, ainda que com a vida em risco. Webcaso em que a paciente, por motivo de crença religiosa (testemunha de jeová), se nega a receber transfusão de sangue, mesmo caso necessário, contrariando a técnica tradicional. Os médicos conveniados não podem ser compelidos a atuar com técnica diversa, que não caracteriza especialização e com significativo. Webassim, para fechar a questão lembramos que não haverá crime do médico que intervém realizando transfusão de sangue em paciente testemunha de jeová, quer seja com amparo na tipicidade. “não deveis comer o sangue de qualquer tipo de carne, porque a alma de todo tipo de carne é seu sangue. Quem comer será decepado da vida” atos 15:20: Apresenta o direito fundamental das testemunhas de jeová de recusa às transfusões de sangue amparado na cf/88, abordando as razões jurídicas e bioéticas que embasam tal direito, tendo como princípio norteador o da dignidade da pessoa humana. Este artigo tem como objetivo principal. Análise não preconceituosa dos fatos. A postura das testemunhas de jeová de recusa às transfusões de sangue muitas vezes chama à atenção da mídia e causa acalorados debates.